sábado, 8 de janeiro de 2011
Pentagrama
O pentagrama é um simbolo suficientemente antigo para ter se perdido sua historia ao longo do tempo, é o simbolo de representação hoje mais usado na wicca e bruxaria, mas qual sua verdadeira origem? Qual seu primórdio?
Existem verias historias sobre o pentagrama, lhes direi as mais plausíveis no momento, algo que aprendi com um amigo muito querido meu e do João ao qual admiramos muito.
No Egito antigo a forma do pentagrama (não representado por este nome e sim por deus estrela, os egípcios acreditavam que seus faraós fossem na outra vida estrelas) tinha a representação do útero da terra, a fertilidade para os campos de grãos. Seu formato foi criado com base nas crenças egípcias de que as piramides eram formas de se chegar aos deuses. Esse conceito foi muito usado no Egito antigo e permaneceu como simbolo magico até os dias de hoje.
Algum tempo depois os gregos deram o nome de pentagrama por sua ligação com o pentágono ele passou a representar a Irmandade Pitagórica, representando a saúde tanto física quanto mental, uma união do equilíbrio entre ser, corpo e mente.
Nos dias de hoje é usado na wicca como a representação dos 5 elementos, e a representação do universo (ou do infinito) pois, é possível desenhar um pentagrama dentro do pentágono regular do pentagrama e assim sucessivamente. Ele também representa o feminino e o masculino unidos (casamento).
Na cabala ele significa, proteção o bem e a vontade.
Texto montado por Sifilde
Texto editado por Dionysius ☽❍☾
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário